É meio confuso.

Até que ponto vai a capacidade de esquecer algo? Com o tempo você para de lembrar,mas isso não significa que você esqueceu.
Com o passar dos anos a nossa memória vem amadurecendo e selecionando tudo que deve ser ou não guardado,e infelizmente ou felizmente ela guarda o que nos marca, e pra ela não interessa se foi bom ou ruim, porque esse é o trabalho dela: Guardar o que for importante. Todos os momentos que você passou horas e dias lembrando, todos eles são guardados, e não adianta querer apagar porque a tentativa será em vão. Você pode perceber isso pelas memórias que você tem da sua infância, geralmente são só flashes, mas os momentos mais marcantes você lembra quase com clareza. E é dessa mesma forma que funciona com os desapontamentos e os momentos alegres. Provavelmente você vai se lembrar deles pra sempre.
Sabe quando você entra muito em um site e o endereço fica guardado? Pois é, é meio assim que funciona a memória, ela grava todos aqueles momentos que você cutucou várias vezes,aqueles em que você demorou a parar de pensar e aqueles que levaram à assuntos importantes. Talvez não se lembre minuciosamente de detalhes, porque com o tempo a memória se esvai e envelhece e algumas coisas são deixadas em mão do subconsciente, aquele qual as vezes reviramos pra tirar o que sabemos e não conseguimos guardar na querida memória. Por isso que depois de um tempo matutando e querendo esquecer coisas que eu não podia, entendi que assim devia ser. A não ser que eu tenha mal de alzheimer eu nunca poderei esquecer realmente. E não sei você,mas quanto mais eu tento esquecer algo, mais eu lembro é que eu peço TANTO à Deus para esquecer, mas só de pedir, me lembro. E eu sei bem como é frustrante essa coisa de lembrar mais e mais e foi dai que eu fiz uma descoberta incrível e obvia "esquecer não é a solução, aprender a viver sem é que é." E não somente aprender a viver sem,como também aprender a transformar lágrimas em lições e talvez até sorrisos. Por um período talvez bem enorme de tempo toda aquela lembrança vai doer,mas essa dor vai amenizar ou até de uma forma ser jogada pro meio do subconsciente e todo aquela falta de repetir momentos felizes vai ser preenchida com momentos melhores ainda.
Tentar esquecer vai ser sempre inútil...simplesmente teremos que aprender a viver sem.
#Fik Dik.